POR: REGINA CÉLIA DE OLIVEIRA
BIBLIOTECÁRIA
Hoje, na Biblioteca, uma pessoa, no telefone, perguntou-me como manter os livros limpos, pois tem muitos livros em casa e queria saber como melhor conservá-los. Conversamos bastante sobre isso, passei algumas informações de cuidados que, eu mesma, tenho com os meus livros. Desliguei o telefone e fiquei a pensar quantas pessoas não passam por essa mesma dúvida, com seus pequenos acervos literários. Então, achei por bem, colocar algumas dicas sobre este assunto tão importante para quem quer ver seus livros limpos e saudáveis. Consultei o blog: www.discolivros.com.br e, achei legal colocar algumas dicas importantes. Segundo esta consulta, o principal fator para conservar bem os livros é a limpeza, pois esta vai afastar dos livros presenças indesejáveis tais como o pó, os insetos, a gordura e o mofo, inclusive de livros antigos. Então, prestem atenção.
- Para se livrar do pó utilize uma escova macia passando-a sobre as capas, a lombada e o corte, afinal o acúmulo progressivo de poeira é um dos principais responsáveis pela deteriorização do papel, uma vez que causa a oxidação, ou seja, escurecimento das páginas. A poeira, aliada a outros agentes depreciativos como a fuligem, o mofo e a gordura provoca focos de impurezas produzindo as chamadas, manchas do tempo.
- Desensebando: passe uma flanela com desengordurante sobre as capas e a lombada do livro. Faça o mesmo com o verso das capas e nas abas (orelhas).
- Não use o desengordurante em livros antigos (anteriores a 1950) ou em exemplares cujas capas não sejam plastificadas. Nesses casos, use vinagre ou um pano a seco.
Não aplique o desengordurante diretamente sobre papel comum.
- Ao limpar livros com encadernação de couro, utilize uma flanela umedecida com vinagre. O vinagre não agride o couro e, de quebra, ajuda a combater o mofo. Óleo de linhaça, também pode ser usado, no lugar do vinagre. Após essa limpeza lustre os livros com um pano seco.
- Livros, com capa dura, costumam acumular sujeira na parte interna da capa.
- Mofo e Bolor: Devido á umidade do ambiente e a falta de ventilação adequada, em muitos lugares do Brasil, os livros desenvolvem o mofo que, pode destruí-lo em poucos meses. Ao identificá-lo o livro deve ser retirado junto aos demais, pois os esporos de fungos espelham-se rapidamente podendo afetar todo o acervo. Para evitar o mofo e o bolor coloque vinagre ou essência de alfazema em uma flanela e passe na capa, lombada e corte.
- A umidade pode ser eliminada salpicando, nas páginas, amido de milho. Deixe por um dia e remova o amido.
- Objetos Estranhos como clips, marcadores de página, recortes, etiquetas, fitas adesivas, folhas e flores não devem ser guardados dentro dos livros, pois causam manchas no papel. No caso dos clips, como qualquer outro objeto metálico, soltam ferrugem, a qual não pode ser removida, danificando assim o material. Recortes de jornal mancham, terrivelmente as páginas.Flores e folhas, bem como insetos (borboletas, pernilongos etc), guardados ou aprisionados nos livros, entram em decomposição e isso afeta o papel. Por exemplo: uma pétala de rosa, com o passar do tempo perde a cor, transferindo para o papel, substâncias químicas nocivas.
- Traças e Cupins: para evitar o perigo desses bichinhos nocivos, passe uma flanela umedecida com querosene nas capas e no corte dos livros, passando em seguida um pano seco.
Limpar e inspecionar, frequentemente os livros, previne os males que esses agentes nocivos podem exercer sobre eles. É importante lembrar que o local onde os livros ficam guardados tais como: estantes, armários devem estar sempre limpos também, e livres da umidade. E, não guardem livros com umidade, portanto depois de cada limpeza na qual tenha que usar algum produto líquido, certifique-se de que os livros estejam bem secos para voltar à estante. Agora você está apta(o) para cuidar bem desses companheiros que nos informam e nos levam, nas asas da imaginação, à viagens maravilhosas.
Obs: Não se esqueça de usar luvas, máscara e um avental, pois, se seu acervo estiver muito contaminado, pode causar-lhe alergias.