09/02/2013 23h34
DICA DE LEITURA
DICA DE LEITURA
Livro: O Retorno do Jovem Príncipe Autor: ROEMMERS, Alejandro Guillermo Tradução: AFONSO, Paulo Rio de Janeiro: Objetiva, 2011.
"Acho que este planeta seria muito agradável se seus habitantes se cumprimentassem com um sorriso quando se encontrassem." in: O Retorno do Jovem Príncipe. A.G. Roemmers.
Quando li o livro O Pequeno Príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry, encantei-me com o principezinho que trazia à luz os questionamentos da infância de forma que só o espírito infantil pode trazer, fazendo com que os adultos refletissem sobre o Universo Infantil, sim, "um livro de criança feito para adultos ler". Eu contava, então, 12 para 13 anos. Hoje, com meus 48 anos, deparo-me com uma obra que me faz resgatar as sensações que senti, ao ler O Pequeno Príncipe, com uma enorme diferença, hoje estou adulta. Com a singeleza do tempo e a suavidade da pena, o autor de O Retorno do Jovem Príncipe, suscita o espírito adolescente, as perguntas e as respostas que nós, adultos, deixamos ocultar dentro dos nossos corações tão cheios de agendas e compromissos extensos que não nos deixam viver a "tal" felicidade que tanto buscamos como se fosse um tesouro escondido a sete chaves e, guardado por temíveis dragões. Um livro que fala de amor, confiança e fé no que somos, Seres Humanos passíveis de erros e acertos. O autor nos presenteia com a chave master da reflexão. O jovem Príncipe, por meio de gestos simples e humanos, nos resgata a frescura da adolescência e a inocência da criança adormecida dentro de nós. Eu diria que é um livro que: transcede todas as idades em qualquer tempo.
O Livro: Sinópse: Viajando sozinho na estrada longa e deserta da Patagônia, um homem maduro encontra um adolescente desacordado e, preocupado, resolve socorrê-lo. Quando o rapaz acorda, o homem percebe que não se trata de um jovem qualquer, mas de um príncipe muito familiar que cresceu e resolveu revisitar o planeta Terra.Os dois viajantes, embora muito diferentes, embarcam em um diálogo profundo e surpreendente que vai iluminando com simplicidade as grandes questões existenciais. Assim, a viagem de carro se transforma em uma trajetória espiritual, nos conduzindo da inocência à maturidade, do cotidiano ao transcendente e da tristeza à alegria e ao entusiasmo de viver. O Autor, Alejandro Guillermo Roemmers nasceu em Buenos Aires em 1958 e começou a escrever ainda menino. Sua poesia foi objeto de numerosas publicações e honrarias, entre elas o Segundo Prêmio de Poesia da Universidade Autônoma de Madri, o Prêmio do Pen Club da Espanha e o Prêmio Miguel Hernández por sua trajetória poética. Em 2010 foi nomeado Personalidade Destacada da Cultura pelo governo da cidade de Buenos Aires e, nesse mesmo ano, recebeu um reconhecimento da Universidade Nacional Autônoma do México. Também foi homenageado pela Câmara de Deputados da Argentina, em reconhecimento à sua contribuição à cultura e às letras. Atualmente, é vice-presidente da Fundação Argentina para a Poesia e presidente honorário da Associação Americana de Poesia. A Sociedade Argentina de Escritores o distinguiu nomeando-o Embaixador das Letras Argentinas . Rommers soube conciliar sua condição de empresário de relevância internacional com sua profunda vocação para a escrita. O Retorno do Jovem Príncipe será publicado em mais de 15 países e idiomas.
Boa leitura a todos!
Publicado por Regina Oliveira em 09/02/2013 às 23h34
Copyright © 2013. Todos os direitos reservados. Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor. |